Hardware outubro 19, 2013 at 6:47 pm

A escolha de um Computador Ideal: Como Comprar um Computador Pagando um Preço Justo

computadorComprar um computador desktop que atenda as nossas necessidades pagando pouco por isso parece até inconcebível, mas é possível.

Vejo muitas pessoas que, ao procurarem um computador para comprar, optam pelo modelo mais caro (ou próximo do mais caro) achando que este modelo é exatamente o que elas estão precisando. Com isso, na maioria das vezes, acabam levando uma super máquina para casa ou trabalho onde não usam nem a metade de sua capacidade e recursos.

Por outro lado, optar pelos modelos mais baratos nem sempre é uma boa opção já que muitas vezes pagar pouco é sinônimo de baixa qualidade ou baixo desempenho. Neste caso pode ser ainda pior!! Imagine você comprar um computador para um pequeno negócio achando que ele é ótimo para edição de imagens e ele simplesmente te deixar na mão!!

Portanto, se você está pensando em comprar um computador e não sabe por onde começar então você está no lugar certo. Se sabe começar mas não sabe terminar, você também está no lugar certo :).

Encontrando o Seu Perfil

O segredo na compra do computador ideal está em definir exatamente o que você quer, ou talvez, qual o propósito do computador. Você quer um computador super-rápido para rodar aquele jogo de última geração? Ou você quer um computador simplesmente para escrever seus artigos, trabalhos da escola ou faculdade?

Você é daqueles que baixam muitos filmes, músicas e jogos? Ou você é daqueles que armazena pequenos arquivos do Word e Excel? Trabalha com edição de imagens e design gráfico? Ou apenas gosta de visualizar as fotos das últimas férias pelo computador?

Percebe como as coisas facilmente vão aos extremos? Existem componentes feitos para atender os mais diversos tipos exigência e é por isso que saber exatamente o que é preciso influencia positivamente no preço final a se pagar.

“Na verdade, uma escolha correta influencia no custo/benefício.”

Portanto, para ajudar você a encontrar em qual perfil se encontra, descrevo abaixo os 4 perfis que resumem a procura no mercado. Tente se encaixar em um deles.

Perfil Básico

Neste perfil se encontram as pessoas que precisam de máquinas mais simples, com poucos recursos mas bastante úteis para tarefas realizadas no cotidiano: acesso à Internet, escrita de textos com o Word, planilhas em Excel, ouvir músicas, assistir filmes etc.

No geral, são máquinas destinadas a um público pouco exigente ou que está tendo seu primeiro contato com a tecnologia. Embora possuam baixo desempenho é neste perfil que você se encontra caso esteja à procura de máquinas mais baratas.

Perfil Intermediário

O perfil Intermediário é ideal para pessoas que gostam de usar o computador para realizar várias tarefas ao mesmo tempo, precisam de espaço para armazenar fotos e outros arquivos grandes como filmes, imagens de CDs etc. Também podemos enquadrar as pessoas que pretendem desenvolver pequenas edições em imagens, em vídeos e até jogar alguns jogos que não exigem muito do computador.

Perfil Exigente

Este é para aqueles que querem uma máquina completa, responsiva e são bastante exigentes no que tange a desempenho. Ideal para quem utiliza programas de edição de imagens, edição de vídeos, edição de áudio, trabalha com modelagem 3D, ferramentas para desenhos arquitetônicos (CAD), jogos um pouco mais elaborados etc.

Jogador

Agora… Se você é daqueles que adora os jogos em lançamento para PCs e gosta de jogar com a qualidade gráfica no máximo então você se enquadra neste perfil. E vou logo adiantando, prepare o bolso e o coração :).

O que acaba saindo mais caro neste segmento é a placa de vídeo, o componente responsável pelo processamento gráfico de alto desempenho. Mas me entenda bem… Existem sim placas de vídeo baratas, mas essas muitas vezes não atendem os requisitos dos jogos para rodar os gráficos com a melhor qualidade.

 

Neste momento você pode está se perguntando: “Tá… Já sei o que preciso, mas e agora, como faço para escolher uma máquina que se encaixe no meu perfil?”

Muito bem, é exatamente esse o nosso próximo passo: como escolher.

A Escolha do Tipo de Computador

Basicamente, você precisa saber que existem dois tipos de PCs: o “de fábrica” e o montado.

O “de fábrica” é aquele computador que já vem todo montado por alguma empresa, que combina as peças do computador de forma a obter um bom desempenho aliado a um preço justo. Muitas vezes é montado por empresas de renome como, por exemplo, Dell ou HP, mas já vi empresas locais montarem e venderem seus próprios computadores.

Para aqueles que entendem muito pouco ou querem comprar um PC sem precisar entender detalhes técnicos e evitar muita dor de cabeça, esta, com certeza, é a melhor opção. É possível encontrar um computador neste formato nos 4 perfis descritos acima.

Por outro lado, caso você queira um computador que atenda exatamente as suas necessidades e com as peças escolhidas a dedo considere montar um!

Neste ponto é preciso entender com um pouco mais de detalhes sobre a escolha individual de cada componente, sendo útil tanto para aqueles que pretendem comprar um computador montado de fábrica quanto para quem pretende montar o seu próprio.

Como o assunto é relativamente complexo e também juntar tudo num artigo só poderia deixar a leitura bem cansativa, optei por criar uma série de artigos falando sobre o tema. Cada um deles abordando sobre um subtema específico: a escolha do processador, a escolha da memória, a escolha do disco rígido etc.

Como já mencionado, a minha proposta é fazer com que você chegue à conclusão sobre qual a melhor opção pra você levando em consideração um ótimo custo/benefício.

Em breve links para cada item especificamente. É só clicar e apreciar as dicas.

Onde comprar

Uma vez que você tenha encontrado o seu perfil e saiba exatamente qual a configuração desejada é chegada a hora da compra do seu computador.

No entanto, uma outra dúvida poderá surgir na sua cabeça: onde comprar?! Em loja física ou em loja virtual?

A escolha depende de cada pessoa. Alguns preferem comprar em loja física pois qualquer problema fica mais fácil para resolver (em tese). Outros preferem comprar em lojas virtuais pois os preços acabam sendo mais atrativos.

Mas sim, ao comprar pela Internet você corre riscos de os componentes chegarem danificados. É sempre bom dar um pesquisada na reputação das empresas, embora isto dependa muito mais da transportadora do que da própria loja virtual.

É importante também sempre comparar os preços em lojas diferentes. O mesmo computador ou componente com exatamente os mesmos recursos pode ser encontrado com diferenças exorbitantes no preço.

Finalizando

O processo de compra de um computador pode se transformar em uma verdadeira dor de cabeça para quem não sabe nem por onde começar. Em alguns casos, alguém que compra um computador aleatório ou apenas medindo-o pelo preço pode levar para casa uma máquina além do que é preciso ou, pior ainda, abaixo das expectativas.

Resumidamente, este artigo deu dicas valiosas de quais passos seguir na compra de um novo computador. Primeiro é preciso definir qual o propósito da máquina visando encontrar o perfil mais adequado. Depois, com base no perfil, passamos para a fase de escolha dos componentes ou a configuração que mais se encaixa ao perfil. E por último, mas não menos importante, onde comprar.

2 Comments

Leave a reply

required

required

optional