Segurança agosto 16, 2016 at 2:52 pm

Então… Você Quer Aprender Sobre Hacking?

hacker-eticoSe você está com o forte desejo em aprender sobre Hacking, então este post foi escrito exatamente pra você.

Uma das maiores dificuldades para quem está começando é justamente encontrar algum material que possa ajudá-lo. Eu sei disso, porque já fui iniciante várias vezes. Eu gosto muito de aprender e toda vez que aprendemos algo novo somos iniciantes :). Isso é óbvio.

A boa notícia que tenho aqui para você é que estou preparando uma série introdutória que intitulei de Os 5 Marcos Sagrados Para Quem Está Começando.

É um série muito bacana porque eu ensino tudo aquilo que eu queria ter aprendido quando decidi ingressar para o mundo Hacker. Pena que não tinha ninguém para me ajudar.

Clique aqui caso queira começar a aprender agora mesmo.

Os Marcos

Deixa eu falar um pouco a respeito dos Marcos que mencionei acima.

Marco #1 – A Filosofia Hacker

Talvez o grande problema que exista hoje em relação ao termo Hacker gire em torno de seu significado. Vamos esclarecer isso melhor.

A raiz histórica do termo Hacker refere-se àquelas pessoas com fortes conhecimentos Computacionais; isso inclui conhecimentos de programação, sistemas operacionais, redes de computadores, hardware e etc.

Hacker, para a surpresa de alguns, não são as pessoas que invadem os Sistemas de Bancos, roubam senhas do Facebook ou derrubam sites de Empresas ou Governo. O Hacker, na verdade, tem como principal objetivo explorar alvos com o intuito de torná-los mais seguros, e isso tendo a autorização expressa do seus alvos.

O Cracker é o termo correto para designar o responsável por esses ataques a Bancos, contas de Facebook e sites, porque eles fazem isso com outro objetivo: o de autopromover-se, lucrar com o roubo de informações e etc.

É triste ver como o termo Hacker tem sido usado de maneira incorreta pela mídia, como sinônimo de Cracker. Isso acaba fazendo com que as pessoas tenham medo do Hacker, quando na verdade deveriam se sentir mais seguras com a presença dele.

Quero que você entenda a partir de agora que estamos no contexto do Hacking Ético.

Então, caro leitor, se você chegou aqui sem o entendimento correto, agora sabe exatamente do que estamos falando. Não precisa ter medo de aprender sobre Hacking e a Policia Federal não vai sair correndo atrás de você por ter conhecimentos sobre Hacking.

Ainda no Marco #1 eu ensino o porquê que aprender Hacking hoje é bem mais fácil, além de apresentar os tipos de ataques que você poderá estudar.

Quero assistir o Marco #1 agora.

Marco #2 – Encontre sua Ferramenta de Ataque

Então quer dizer que eu preciso primeiro aprender a programar, ficar fera em redes e conhecer todos os Sistemas Operacionais. Aí só depois eu posso começar a aprender Hacking…

Quem te disse isso, claro que não.

Hoje nós temos Distribuições Linux especialmente preparadas para este fim. São Sistemas contendo centenas de ferramentas Hackers já prontas e funcionas para você usar. Simples, nada de programação.

E neste segundo marco eu ensino exatamente Onde e Como você encontra várias dessas distribuições. Também dou dicas de como você pode escolher a sua.

Marco #3 – Encontre o Seu Alvo

Estamos falando de Hacking Ético, não é verdade? Pois bem, como você vai aprender sem atacar, já que não tem autorização para nada? Essa pergunta é ótima e a resposta melhor ainda…

Caro amigo aspirante ao Hacking, você não precisa atacar sistemas reais. E sabe por quê?

Simplesmente porque existem Alvos Fictícios que servem para você estudar. Isso mesmo, Alvos que você pode baixar, já prontos, para que você aplique suas habilidades e experimente as ferramentas.

Nesse marco eu ensino quem são esses alvos e onde encontrá-los.

Marco #4 – Montando um Laboratório Virtual

Tudo bem Victor, eu estou entendendo tudo. Mas como é que eu coloco tudo pra funcionar aqui em casa para começar meus estudos.

Eu também ensino isso. Essa é exatamente a peça do quebra-cabeça que falta. Você já tem as Armas e você já tem o Alvo. Falta criar um ambiente seguro para poder começar a brincadeira.

E por isso eu chamo esse marco de Montando um Laboratório Virtual, porque em Laboratórios são realizados experimentos. E nesse Lab Virtual você poderá atacar seu alvo de forma segura e sem medos. Tudo isso dentro do seu próprio PC. Isso mesmo, você só precisa de ter um PC. Resolvido o problema!

Marco #5 – Estratégia de Ataque

Não vai pensando que para atacar um alvo é só fazer rodar um monte de ferramentas e bum… invadiu. Não é assim não.

Existem algumas metodologias que auxiliam no processo de ataque, no processo de invasão. Uma metodologia é um passo a passo, que nos guia durante todo o processo e nos levam ao objetivo.

Nesse marco eu menciono algumas metodologias existentes e te apresento uma bastante didática, de apenas 4 passos, que eu costumo usar e ensinar para meus alunos.

O Hacker tem que ser estratégico, cauteloso e paciente. Não pense que é só apertar um botão que tudo acontece. Se fosse assim… ninguém precisaria de ajuda :P.

 

Aproveite para assistir agora, pois não sei por quanto tempo disponibilizarei este minicurso. Quero assistira agora.

 

Grande abraço.

2 Comments

  • Excelente materia.
    Mas o link pra assistir o video não ta a funcionar corretamente.

    • Victor Oliveira

      Olá José,

      O link te redireciona para uma página de inscrição. Você tem que se inscrever para ter acesso aos vídeos :).

      Abraço!

Leave a reply

required

required

optional